8.8.07

Cabo do Mundo (Luar na Lubre)




Quando os nossos devanceiros chegavam do mar, traziam pequenos vasilhames de prata e rendas e bordados e pequenas letras escritas com o alfabeto das areias. Chegavam e agarravam-se à arraia miúda, cantando as loas e os pequenos romances que se vendiam um pouco por toda a Galiza. Eram pescadores, comerciantes, jograis que se digladiavam nas cortes das igrejas, nas romarias, nas ermidas que se erguiam por detrás da aldeia. eram guerreiros, eram sangue e eram saudade do amigo que tardava e que não voltaria mais, perdido que era na terra da moirama e sob o olhar infame, mas apaixonado, da bela cidade de silves.

e eram assim os dois pólos da civilização, a terra do nosso encantamento, onde a luta da nacionalidade começou e onde acabaria, séculos mais tarde.

e são esses os devanceiros, que o grupo Luar na Lubre rememora na melhor canção do álbum Cabo do Mundo, de 1999. Para todos ouvirem e sentirem.

Jorge Vicente

P.S. Devanceiro é antepassado em Galego antigo, penso.

Luar Na Lubre - "Devanceiros" (letra e música de Bieito Romero)

"Terra dos meus avós
onde naceron meus pais
terra dos meus avós
Galicia do verde chan.
Terra dos meus avós
onde naceron meus pais
terra dos meus avós
non quero de aquí marchar.

(retirado de"http://www.seeklyrics.com/lyrics/Luar-Na-Lubre/Devanceiros.html)

No Youtube, uma das melhores canções dos Luar na Lubre, Chove en Santiago

Também no Youtube, uma canção do Rei Alfonso, El Sábio pelo grupo Luar na Lubre, aqui

1 comentário:

Luis Eme disse...

A capa é fabulosa...