14.11.07

Pink (Boris)



(flyer dos Boris, para um concerto)

Já aqui tinha falado nos Boris, se não me engano em Agosto deste ano. Na altura, não me atrevi a me debruçar muito sobre a banda. Nem me atrevo agora: apenas singelas palavras que consigam descrever, no mínimo, o que a banda faz. Ora bem: os Boris são um trio de músicos japoneses que praticam uma espécie de rock alternativo de vanguarda. Não têm uma direcção musical explícita, pois são muito flexíveis nas suas escolhas musicais. Tanto podem lançar um disco de pura loucura sonora, a fazer lembrar um punk desalinhado, sujo, cheio de garra, como algo mais calmo, minimalista e drone (o álbum Altar, com os Sunn O))), é um belo exemplo). No site da allmusic.com, fazem, aliás, uma comparação bastante interessante dos Boris com os MC5, mas numa era Sunn O))). No mínimo, é revelador, apesar de eu achar que os Boris são tudo menos drone.

Tal estética musical está bem vincada no álbum Pink, de 2006. Não sei se é o melhor álbum da banda, se é o pior. Não interessa. Aliás, acho que em música não interessa adoptar critérios estanques de apreciação técnica, mas sim critérios emotivos. E este álbum "rocks like hell".

O myspace dos Boris aqui
O site dos Boris aqui
A biografia da banda aqui

De seguida, no youtube, a canção "Farewell", tocada ao vivo em Outubro deste ano. O "embedding" foi desactivado.

Jorge Vicente

Sem comentários: