6.12.07

Angelfire / Beyond Autumn / September Canticle / A Sudden Rainbow (Joseph Schwantner)



(Joseph Schwantner)

Joseph Schwantner é um compositor norte-americano, nascido em Chicago, Illinois, em 1943.

A sua primeira experiência musical de alguma importância terá sido o grupo de free jazz Offbeat, na qual explorou pela primeira vez e de forma séria a sua capacidade de composição. Esse grupo ganhou em 1959 o National Band Camp Award.

Anos mais tarde, licenciou-se no Conservatório Americano e matriculou-se na Northwestern University para iniciar os seus estudos com Alan Stout e Anthony Donato. Recebeu vários prémios pelas obras que compôs, ensinou em várias universidades, as suas obras foram tocadas por um grande número de orquestras, entre as quais se salientam a New York Philharmonic, a Boston Symphony Orchestra, Los Angeles Chamber Orchestra, etc.

De acordo com o Wikipedia, o seu estilo é acessível, eclético e colorido, com fortes influências do Impressionismo Francês e do Minimalismo. Mas, tamnbém da guitarra que foi o primeiro instrumento que aprendeu. Senão vejamos:

"I didn’t realize until many years later just how important the guitar was in my thinking...to get to the bottom line, when I think about my music, its absolutely clear to me the profound influence of the guitar in my music. When you look at my pieces, first of all is the preoccupation with color. The guitar is a wonderfully resonant and colorful instrument. Secondly, the guitar is a very highly articulate instrument. You don’t bow it, you pluck it and so the notes are very incisive. My musical ideas, the world I seem to inhabit, is highly articulate. Lots of percussion where everything is sharply etched, and then finally, those sharply articulated ideas often hang in the air, which is exactly what happens when you play an E major chord on the guitar. There are these sharp articulations, and then this kind of sustained resonance that you can easily do in percussion - a favorite trick of mine! I think it is right in my bone marrow. I don’t think there is any question about that. I think my music would look differently if I were a clarinet player. So it doesn’t mean I sit around thinking about the guitar when I am writing a piece. Not at all! There is something fundamental about how I think about music, that I think comes from my experiences as a young kid trying to play everything I could on the instrument" (retirado da wikipedia)

Obras importantes:

Sinfonia Brevis;
Diaphonia Intervallum (1966);
Chronicon (1968);
Wild Angels of the Open Hills;
Aftertones of Infinity (1979);
A Sudden Rainbow (1986);
Angelfire (2001);
Beyond Autumn (1999);
September Canticle (2002), etc.

Este álbum que eu ouvi apresenta composições mais recentes e é belíssimo, especialmente as peças Angelfire e September Canticle, quase uma composição religiosa. Afinal de contas, estamos em território norte-americano e é já quase uma tradição as suas peças musicais, mesmo as contemporênas, serem acessíveis e de fácil audição, se comparadas com as suas congéneres europeias, mais frias, impenetráveis e caóticas. Alguns dos exemplos mais paradigmáticos desse caos sonoro são Stockhausen, Xenakis, Magnus Lindberg, etc.



(imagem do CD Angelfire / Beyond Autumn / September Canticle / A Sudden Rainbow, de Joseph Schwantner)

A biografia de Joseph Schwantner aqui

o site de Joseph Schwantner aqui



(outra peça de Joseph Schwantner, Velocities)

Jorge Vicente

Sem comentários: